Blog

Facebook, música e novos negócios em redes sociais

Be Sociable, Share!

Música e redes sociais

O fato do tema “redes sociais e música” aparecer com bastante frequência no blog do Estrombo tem como objetivo apontar a necessidade de explorar as possibilidades advindas dos novos meios de comunicação. Hoje, a maior rede social do mundo é o Facebook. Ainda que não seja direcionada especificamente para a música, existe uma série de formas de usar o site para esse fim. Na verdade, o Facebook está, aos poucos, se tornando um polo importante para o consumo de mídia no ambiente digital, seja música, filmes ou até jornais online.

Na rede, as bandas podem aparecer como perfis pessoais ou páginas. As páginas, além de poderem ser customizadas “a gosto do freguês”, podem receber diversos aplicativos desenvolvidos por terceiros para otimizar o marketing musical no site.

Mas mais importante que deixar a página com a “sua cara”, é criar estratégias para estimular o engajamento, por exemplo, através de promoções ou métodos menos ortodoxos, como liberar conteúdo à medida que determinado é curtido ou compartilhado por um número pré-estabelecido de pessoas. No caso específico do Facebook, é possível mensurar as ações através da ferramenta de análise. Assim, bandas podem medir o impacto de sua comunicação e buscar novos direcionamentos tendo como base os resultados atingidos. E, claro, tão importante quanto falar nas redes sociais, é saber ouvir o que seu público tem a dizer.

***

A forma de se fazer negócio com música vem mudando ao longo da última década. Claro que modelos mais tradicionais ainda permanecem eficientes em diversos casos. No entanto, vemos hoje uma explosão de novas possibilidades para o mercado musical. A valorização de novas moedas é uma delas. Na economia da atenção, por exemplo, é fundamental que bandas sejam encontradas e conectem-se com seu público no oceano de novas bandas e artistas surgindo a cada momento. Uma forma de se fazer isso é o uso estratégico das redes sociais. Por isso, seu uso deve ser planejado, monitorado e analisado para consolidar a presença online do artista e abrir portas para novos saltos profissionais.

Acompanhe o Estrombo também nas nossas redes: Twitter, Facebook e YouTube.

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook