Blog

Novos métodos de ensino musical: webcam e aplicativos

Be Sociable, Share!

Quando se fala das novas tecnologias digitais favorecendo o surgimento de novos negócios com música, pensa-se logo nas esferas da produção, da distribuição e do consumo. Ou seja, facilitações que criam outras dinâmicas de se criar música e levá-la ao público. De fato, pouco se fala de outros campos profissionais na cultura da música. Um deles, o ensino de música, também tem sido turbinado com as possibilidades das novas mídias.

Uma matéria do New York Times reproduzida pela Folha de São Paulo mostra como tem aumentado nos Estados Unidos a popularidade de aulas de música realizadas pela internet. Através do Skype e outros softwares de chat com webcam, professores e alunos encurtam distâncias e se encontram virtualmente para trocar conhecimentos. Pela webcam, eles conseguem marcar aulas com mais flexibilidade e se dedicar aos estudos em janelas de horários que seriam ocupadas por tempo perdido no trânsito, por exemplo. E, quando se trata de instrumentos pouco comuns, como a gaita de foles, o meio também facilita que alunos mantenham contato com professores em bairros distantes, ou mesmo outras cidades, estados e países.

Aulas por Webcam

Outro meio de ensino musical que também tem ganhado destaque é o uso dos aplicativos móveis. Eles tornam o processo mais lúdico, muitas vezes associando o aprendizado a uma dinâmica de game. O aplicativo WildChords vai além: é um game que requer o uso de um violão de verdade para ser jogado. Em outra direção, enquanto alguns aplicativos simulam instrumentos, outros oferecem também uma simulação de estúdio ou mesa de som, fazendo com que os interessados possam experimentar outras etapas da criação musical.

O que você acha dessas iniciativas? Compartilhe nos comentários outras que você conheça.

Acompanhe o Estrombo também nas nossas redes: Twitter, Facebook e YouTube.

Be Sociable, Share!

Outros posts

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook