Blog

Terra lança aplicativo do Sonora para Facebook

Be Sociable, Share!

“Descubra qual o seu tipo de rock”. É assim que se apresenta o aplicativo do portal Terra “Let’s Rock Sonora”, que estreou recentemente no Facebook. O usuário escolhe os artistas que mais gosta dentre uma lista pré-determinada e o app calcula em qual período do rock o seu gosto musical melhor se encaixa. Por exemplo, o “Let’s Rock” calcula, ao final, se você é 60% rock anos 80, ou 90% rock anos 2000. Depois, o usuário pode ouvir uma rádio do Sonora moderadamente personalizada com base nas respostas. Apesar do visual caprichado, a mecânica do app é relativamente simples, mas cumpre muito bem o seu objetivo: divulgar o portal Sonora na rede social.

Dois pontos merecem ser comentados. O primeiro é uma estratégia conhecida como gameficação, ou seja, a atribuição de dinâmicas dos games para engajar o público. Afinal, o que parece ser mais interessante: receber um e-mail do Terra pedindo para você conhecer o Sonora ou responder um quiz que apresenta o serviço de uma forma mais leve e joga o usuário direto para as músicas, o principal produto? A tendência de aplicar mecânicas desse tipo é bastante vantajosa nas redes sociais, principalmente o Facebook, que permite a integração dos aplicativos com as redes de contatos dos usuários, facilitando o compartilhamento do próprio serviço.

O outro ponto diz respeito ao crescimento da relevância dos usos do Facebook para a música. São diversos os aplicativos e serviços que têm oferecido uma oportunidade de turbinar o consumo e a divulgação de música na rede social, como o ONErpm e o RootMusic/BandPage, cada um com suas especificidades. Isso confirma também a tendência do Facebook estar se transformando num agregador de mídia, oferecendo, por exemplo, o aluguel de filmes em streaming direto na plataforma.

Como você usa o Facebook e outras redes sociais para divulgar sua produção?

Acompanhe o Estrombo também nas nossas redes: Twitter, Facebook e YouTube.

Be Sociable, Share!

Outros posts

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook