Blog

I Fórum da Internet no Brasil acontece em São Paulo nos dias 13 e 14/10

Be Sociable, Share!

Acontece nos próximos dias 13 e 14 de outubro, em São Paulo, o I Fórum da Internet no Brasil. Promovido pelo Comitê Gestor da Internet, as mesas de debate reunirão representantes da comunidade acadêmica, do terceiro setor, do segmento empresarial e do governo para discutir os desafios atuais e futuros da internet.

As discussões ocorrerão em torno dois seis temas principais:

- Liberdade, privacidade e direitos humanos
- Governança democrática e colaborativa
- Universalidade e Inclusão Digital
- Diversidade e Conteúdo
- Padronização, interoperabilidade, neutralidade e inovação
- Ambiente legal, regulatório, segurança e inimputabilidade da rede

As novas tecnologias de comunicação estão cada vez mais imbricadas na forma de pensarmos a política, a economia e a cultura. Não é à toa que se populariza no Brasil o conceito da economia criativa, que traduz a capacidade de gerar renda e monetizar ideias, processos e cultura. Em tempo de crise nos suportes de reprodução musical, nos modelos de negócio mais tradicionais, e com o surgimento de novas iniciativas que dialogam criativamente com a cultura digital, faz-se fundamental um debate como esse, pois enxerga os impactos e mudanças advindas da evolução tecnológica como parte do próprio cotidiano. No caso da música, debates como esse ajudam, por exemplo, a pensarmos iniciativas que se integram com o cenário digital contemporâneo ao invés de manter o foco no combate de práticas e costumes que, dificilmente, serão erradicados.

Através das seis linhas de discussão propostas, o I Fórum da Internet no Brasil poderá contribuir, de fato, para ampliar o conhecimento sobre as relações da internet com os diversos setores da sociedade e estimular criação de políticas públicas na cultura digital que vão de encontro à um futuro sustentável, inclusivo e que respeite a natureza aberta da internet.

Inscreva-se no site e ajude e divulgar o evento no Facebook.

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook