Blog

Algumas dicas para criar relacionamento com os fãs através das redes sociais

Be Sociable, Share!

As redes sociais já se mostraram ferramentas importantes para que os artistas construam e mantenham relacionamento com a sua audiência. No entanto, enquanto alguns possuem certa facilidade de trânsito nesses meios, outros ainda podem achar difícil dar conta diariamente das constantes atualizações nas várias plataformas e preferir não se envolver com esse tipo de comunicação.

Este post é voltado para quem quer usar as redes sociais a seu favor, mas ainda não sabe direito como navegar em cada plataforma. Por isso, elaboramos algumas dicas.

- Use somente o que você tem condições (e interesse) de manter

É importante que você não se sinta pressionado a usar todas as ferramentas de redes sociais à sua disposição. É muito melhor usar somente uma ou outra e se aprofundar nas possibilidades oferecidas por ela do que usar várias de forma rasa e inconstante. Pesquise quais delas são mais adequadas à sua disponibilidade e aos seus interesses.

- Deixe a sua audiência sempre atualizada

Uma vez que você oferece aos seus fãs um meio para se conectarem com você, é seu dever fornecer informações relevantes – e constantes – para eles. Não importa muito se elas vêm diretamente de você ou de um membro da sua equipe, principalmente quando se tratam de informações mais impessoais, como novos lançamentos de música, calendário de shows e demais eventos. Por outro lado, informações e outras interações de caráter mais pessoal fazem mais sentido se vierem de você; nesse caso, deixe claro para os seus fãs que é você quem está falando.

- Incentive a criação de conteúdo

Encoraje e reconheça a criatividade do seu público. Você pode fazer isso pedindo que eles gravem e compartilhem vídeos e fotos de seus shows ou até mesmo promovendo concursos culturais como a criação de imagens para estampar as capas de seus singles ou álbuns, remixes ou covers das suas músicas etc. Os fãs valorizam essas iniciativas, pois é mais uma forma de buscar a aproximação com o músico.

- Conte sua história através das redes sociais e deixe que o fã também conte a história dele

As redes sociais podem ser uma forma de estender a sua história para além da música. É claro que o público está interessado no seu som, mas eles também se importam com o contexto daquelas canções que gostam. O que está em jogo aqui é a possibilidade de criar formas de participação. É claro que isso varia de artista para artista, mas quanto mais convidativa forem as suas interações, mais o seu fã vai responder e estabelecer diálogo com você. Por isso, estabeleça conversas, trocas e demonstre interesse pelo seu público. Quanto mais bem trabalhadas forem essas interações, mais os fãs se motivarão a distribuir e compartilhar informação sobre você.

***

É claro que as redes sociais não devem virar uma obrigação para os artistas, mas os seus fãs já estão nesses lugares – e falando sobre você –, então por que não dedicar algum tempo para criar um outro relacionamento com esse público?

Caso você já desenvolva uma experiência parecida, conte para o Estrombo aqui nos comentários.

Acompanhe o projeto também nas nossas redes: Twitter, Facebook, YouTube e Flickr.

Algumas dessas dicas foram inspiradas por esse post no Hypebot.

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

3 comentários

  1. [...] interessantes publicados há já algum tempo sobre como se posicionar no novo mercado. Um deles dá dicas sensatas sobre como se relacionar com fãs nas redes sociais; o outro fala de “branding” e a importância de encarar o artista como uma marca. Boas [...]

  2. As redes sociais são extremamente fundamentais, principalmente quando se está lançando um disco, como é o nosso caso no momento… Tentamos fazer um trabalho constante de aproximação com nosso público e para amplificar o sinal, procuramos sempre gerar conteúdo!
    Abs e parabéns pelo post!

    1. Obrigado pelo comentário Dr. Jupter, o site da banda está bem bonito e cheio de conexões para as redes sociais :)
      Abs.

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook