Blog

A importância da formalização na música

Be Sociable, Share!

Um dos objetivos do Projeto Estrombo é identificar os gargalos e necessidades da cadeia produtiva da música no estado do Rio de Janeiro a partir de um mapeamento de todos os agentes nesse circuito. Essa ação é fundamental para ajudar a formalizar e profissionalizar os diversos setores envolvidos no negócio da música.

As tecnologias digitais abriram novos canais de distribuição e também criaram novas formas de se fazer negócio em torno da música. Hoje existem, de fato, formas diversas dos artistas administrarem sua careira de forma completamente independente. Aos poucos, eles percebem a importância de se profissionalizar — e isso passa diretamente pela formalização. Ela torna possível gerar negócios formais com a música a partir de financiamentos, investimentos, contratações, editais etc. A ideia por trás disso é: os músicos que querem viver de música precisam tirar as ideias da cabeça e transformá-las em projetos e, dessa forma, passar a administrar sua arte como uma “empresa” onde se trabalha para si próprio.

Uma das possibilidades de formalização reside na figura jurídica do Empreendedor Individual (EI), que possui algumas vantagens como: fazer parte do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, a partir disso, obter benefícios legais como a emissão de notas ficais como PJ (pessoa jurídica) e poder participar de editais de financiamento e patrocínio. Além disso, sendo EI, o pagamento dos tributos garante acesso a benefícios previdenciários (como aposentadoria) e vantagens em obtenção de serviços financeiros como abertura de contas e linhas de crédito com juros mais baixos.

Você pode buscar mais informações sobre esse tipo de formalização no site do SEBRAE/RJ e também no Portal do Empreendedor.

Inspire-se no Estrombo e acompanhe-nos nas nossas redes: Twitter, Facebook, YouTube e Flickr.

Dica de leitura: Música LTDA. – o negócio da música para empreendedores, de Leonardo Salazar (disponível para download no Overmundo).

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

2 comentários

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Rafael Cavalcanti and Christian Garcia, Estrombo. Estrombo said: No blog do #Estrombo discutimos a importância (e as vantagens) da #formalização na música. http://ow.ly/3VWba [...]

  2. Olá,
    Venho por meio desta, saber se a minha pessoa como produtor de um grupo de samba posso me cadastar como musico no empreendedor individual? sou responsavel pelo grupo e tenho cargo de mkt e comunicação e produção da banda.

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook