Tags

Archive for fevereiro, 2015

Lista: 100 melhores álbuns brasileiros em 2014 por Embrulhador

Embrulhador, site de arte e criatividade editado pelo jornalista Ed Félix, fez uma lista com os cem melhores discos de música brasileira do ano passado. Entre os nomes que figuram a seleção estão Thiago PethitAlice CaymmiNação ZumbiFar From AlaskaO Terno e muitos outros.

Esse é quinto ano que o site cria uma lista com os seus trabalhos preferidos do país. Foram analisados 836 discos. Segundo o jornalista, essa amostra enorme só foi possível com muita pesquisa e a ajuda de gravadoras, produtores e artistas independentes que enviaram material durante todo o ano. A relação de todos os álbuns pode ser visualizado nessa página.

Cada disco foi avaliado com uma cotação feita com base nos critérios: conceito, originalidade, referências, uniformidade, letras, instrumentos, arte visual, produção, repercussão e ao vivo. Os 100 com as maiores cotações entraram na lista de melhores do ano. Apenas dois álbuns atingiram cotação máxima.

Logo abaixo é possível visualizar os dez primeiros colocados. Já o infográfico com a lista completa pode ser ser visto neste link.

  1. Alzira E – O Que Vim Fazer Aqui
  2. Rhaissa Bittar – Matéria Estelar
  3. Thiago Pethit – Rock’n’roll Sugar Darling
  4. Alice Caymmi – Rainha dos Raios
  5. André Mehmari – Ouro Sobre Azul – Ernesto Nazareth
  6. Nação Zumbi – Nação Zumbi
  7. O Terno – O Terno
  8. Far From Alaska – modeHuman
  9. Murilo Sá & Grande Elenco – Sentido Centro
  10. Banda do Mar – Banda do Mar

Escola de Séries promove programação gratuita no RioContentMarket 2015

Projeto do SEBRAE RJ e da ESPM, que conta com patrocínio da RioFilme, curadoria dos Alquimistas e a consultoria da Esmeralda Produções, a Escola de Séries terá sua primeira ação no warmup do RioContentMarket 2015. No próximo dia 24, os empreendedores e criadores de conteúdo que forem ao hotel Windsor Barra assistirão a uma master class do agente de talentos Eric Rovner, a uma palestra exclusiva com os executivos da série americana East Los High, à apresentação completa do projeto e ainda poderão conversar com o renomado diretor M.Night Shyamalan, que falará sobre sua primeira série para a TV. A entrada é franca, sujeita à lotação da sala.

Com mais de um ano de duração – tem início em Fevereiro e se estende até Março de 2016, a EDS oferecerá aos empreendedores e criadores de conteúdo do Estado do Rio de Janeiro a oportunidade de aperfeiçoamento em narrativas e gestão do negócio de séries para TV, por meio de uma plataforma integrada que lhes permitirá dominar etapas e técnicas para transformar suas ideias em séries e formatos de TV.

O programa da Escola reúne 52 cursos e oficinas de narrativas e gestão, um seminário, com palestras e master classes com talentos do mercado internacional, e um laboratório de imersão. O corpo docente contará com importantes nomes do mercado audiovisual. Cada curso individual (com duração de 8 horas) vai gerar um certificado. A iniciativa conta com a parceria da RioFilme e o apoio de O Boticário.

Segundo Cezar Vasquez, do SEBRAE/RJ, ”a proposta da Escola de Séries é atuar como uma aceleradora de empresas do setor audiovisual, contribuindo para a melhoria dos produtos e processos de gestão das micro e pequenas empresas participantes e, assim, ampliar cada vez mais o acesso ao mercado nacional e internacional.”.

Os cursos e oficinas da Escola de Séries foram divididos em três temporadas, que se alinham com as ações de maior abrangência e destaque, como os seminários, laboratório e participação no mercado. Todas as aulas acontecerão na ESPM. Dos 52 cursos, 26 estarão relacionados às competências técnicas de gestão de negócios e as outras 26, à narrativa e linguagem audiovisual para TV. Todas as ações são voltadas para empresas e produtores do Estado do Rio de Janeiro. Para realizar inscrição é necessário CNPJ ou MEI.

“A Escola de Séries nasceu para permitir que o mercado possa ter acesso aos melhores métodos e processos do mundo no desenvolvimento, roteiro e produção de séries de sucesso. Chegou a hora de nossos roteiristas e produtores colocarem a criatividade imbatível do brasileiro misturada com os modelos de Hollywood que dão certo. Chegou a hora da Hollywood brasileira tomar corpo e tirar plena vantagem da demanda com a lei da TV Paga”, acrescenta Maurício Mota, dos Alquimistas.

A primeira temporada de cursos acontecerá de 28/02 a junho, com aulas voltadas para a criação do projeto piloto. A segunda temporada será voltada à gestão da empresa e captação de recursos,  ea terceira trabalhará nos ajustes dos roteiros para apresentação no RioContentMarket 2016. Para Flávia Flamínio, diretora geral da ESPM Rio, “este projeto reflete muito bem a vocação da ESPM que, desde sua fundação, trabalha em parceria com o mercado no intuito de formar pessoas transformadoras”.

Palestras e master classes de criadores de séries do mercado internacional e profissionais brasileiros de destaque vão integrar o segundo seminário da Escola de Séries, que será realizado em junho e terá a duração de quatro dias. Ao fim do seminário, 10 projetos serão selecionados para participar do Laboratório de Imersão, que terá lugar em outubro.

O laboratório irá propiciar a formação e reciclagem de roteiristas e produtores de conteúdo audiovisual para TV, por meio de consultorias especializadas de profissionais internacionais e nacionais. Além dos 10 projetos selecionados para o Laboratório de Imersão, a Escola de Séries apresentará 20 outros, selecionados posteriormente, durante o RioContentMarket 2016, a canais nacionais e internacionais.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO:

9h – Credenciamento

10h30 às 11h45 – Master Class: WME apresenta: O poder de uma agência de talentos

Agente de talentos especializado em projetos para TV e novos formatos, com ênfase no mercado de língua hispânica e territórios latinos, fala sobre empacotamento de projetos, representação de talentos no mercado norte-americano e internacionalização de conteúdos.

Convidado: Eric Rovner, International Television Packaging Agent, WME

12h às 13h – East Los High – Série financiada por fundações – Hit do Verão americano

Produtor da série e executiva do canal de streaming Hulu (EUA) falam sobre o processo inovador de desenvolvimento e produção do seriado, que já entra em sua terceira temporada e está há 17 meses em primeiro lugar no canal latino.

Convidados: Maurício Mota, Produtor Executivo, Fundador, Os Alquimistas/ Jessica Scott, Executive in Original Content, Hulu

14h30 às 15h15 – Apresentação da Escola de Séries

Realizadores e parceiros do projeto Escola de Séries apresentam a proposta de conteúdo para realização do programa.
Convidados: SEBRAE RJ/ RioFilme/ ESPM/ Esmeralda Produções/ Os Alquimistas

15h15 às 16h – Conversa com M. Night Shyamalan sobre sua primeira série de TV

Diretor, roteirista, criador e produtor executivo de grandes filmes, como “O Sexto Sentido”, fala sobre o processo de criação e os desafios na realização de sua primeira série, Wayward Pines.
Convidado: M. Night Shyamalan, Diretor e Produtor Executivo

SERVIÇO

Data: 24 de fevereiro de 2015 (terça-feira)
Horário: a partir das 10h30
Local: Hotel Windsor Barra (Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca – RJ)
Capacidade: 400 lugares
Entrada gratuita

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook