Tags

Archive for novembro, 2014

Crescimento do mercado de streaming segundo IFPI

O mercado de streaming cresceu nos últimos anos e isso é um fato apontado pelo  relatório do IFPI  ( International Federation of the Phonographic Industry), nos EUA e nos cinco maiores mercados europeus – Reino unido, França, Alemanha, Itália e Holanda.
.
É importante que tanto a indústria e grandes gravadores como artistas independentes estejam atento a essa transformação do mercado e das oportunidades geradas por ele. “Em 2011, existiam 8 milhões de subscritores de serviços de streaming, hoje são 28 milhões” (IFPI-2013).
.
O primeiro semestre de 2014 apontou o crescimento de serviços de streaming em 42%, alcançando 70 bilhões de streamings de áudio e vídeo através de  serviços como o Spotify, Pandora ou YouTube.
.
Em 2013, o relatório do primeiro semestre da Nielsen Soundscan em relação ao mercado americano já  mostrava essa tendência do consumo de música por streaming com números que registravam um aumento de  24% em relação ao mesmo período de 2012

Youtube anuncia serviço de música por assinatura

.
Youtube Music Key foi o nome dado ao esperado serviço de streaming do gigante dos vídeos. A utilização está limitada a alguns usuários dos EUA e será lançada para o público em geral em 2015.
.
O Serviço terá um custo de US$ 10/mês e isenta o usuário das propagandas de 30 segundos antes de cada vídeo. O foco da plataforma é em aparelhos móveis, no Music Key será possível ouvir todo o conteúdo do youtube em segundo plano (isto é, enquanto utiliza outros aplicativos) e salvar vídeos para assistir offline.
.
As playlists automáticas também estão presentes na nova ferramenta. Foi adiciona a aba “Música” na tela inicial do app do Youtube, com recomendações baseadas nos artistas que você escutou recentemente, sugestões baseadas no seu gosto e as músicas mais ouvidas da rede.
.
Serão 6 meses de teste gratuito dos serviços extras. Nada será alterado na web ou no aplicativo atuais, o que o Music Key trará são as novas possibilidades de navegação para assinantes: vídeos offline, segundo plano e livre de anúncios!

Google entra para o mercado de streaming no Brasil

Google Play Música chega ao Brasil

O gigante Google entrou oficialmente na briga do mercado de streaming no Brasil. Com uma tática agressiva de 60 dias gratuitos para os novos usários -sendo 90 dias para os donos de aparelhos Samsung-, o Google Play Música começou essa semana a operar no país e concorrer com o Deezer, Rdio e Spotify.

A Biblioteca do serviço possui 30 milhões de músicas disponíveis e o conteúdo nacional vem da parceria com as gravadoras e selos independentes brasileiros. Assim como o Spotify, uma equipe dedicada faz a curodaria de playlists de conteúdo nacional, de hits a novos artistas a serem descobertos.

Outro diferencial do serviço do Google é a possibilidade de carregar a biblioteca de músicas do seu computador. É permitido colocar até 20 mil músicas do seu computador para te acompanhar no Google Play Música e assim ter uma biblioteca ainda mais completa.

Startup de shows online vence prêmio da IBM

A Netshow.me, startup  de entretenimento, é uma plataforma para a realização de transmissões ao vivo que permite aos artistas se apresentarem online, de onde estiverem, e ainda serem remunerados. Além de ter acesso a um conteúdo exclusivo, a audiência também pode interagir de forma bem próxima aos seus artistas favoritos e apoiar financeiramente suas apresentações, sendo que estes também podem recompensar seus principais apoiadores com prêmios diversos. As transmissões são sempre ao vivo e nunca são arquivadas.
.
A empresa foi  anunciada  como vencedora do IBM SmartCamp Latin America 2014, Evento anual do programa global de empreendedorismo da IBM, o SmartCamp avaliou mais de 100 startups em todo o território latino-americano no decorrer deste ano, selecionando seis finalistas criadoras de soluções de tecnologia voltadas a áreas como finanças, cidades, entretenimento e varejo, sendo três do Brasil, duas do México e uma da Colômbia.
.
Agora, a Netshow.me vai competir representando a América Latina na final mundial do programa – a ser realizada no início de 2015 –, junto às vencedoras de outras partes do mundo e em busca do título de “IBM Global Entrepreneur of the Year”.
Parte essencial do Global Entrepreneur Program da IBM em todo o mundo, o SmartCamp foi lançado em 2011 no Brasil. O programa existe desde 2010 e vem trazendo grande visibilidade às empresas participantes.
.

SoundCloud lança forma de ganhar dinheiro com sua música na plataforma

.
O SoundCloud, serviço de streaming, apresentou recentemente a sua nova plataforma de divisão de renda. O “On SoundCloud” vai permitir que artistas capitalizem o conteúdo postado no site através de anúncios pagos, sistema parecida com o que é feito hoje pelo Youtube.
.
Até então, o SoundCloud se mantinha livre de propaganda em todo conteúdo de aúdio do site, mas agora os anúncios aparecerão no player ou em arquivos de áudio, como comerciais. Os artistas serão pagos a cada anúncio reproduzido em seu conteúdo postado no site.
.
A novidade pode ser interessante para artistas que escolhem a plataforma par divulgar suas músicas, setlists ou até mesmo podcasts. Infelizmente a nova forma ainda não é para todos, é preciso ter um convite para o nível Premier, que dará acesso a capitalização. O SoundCloud planejar aumentar a abrangência em breve, vale ficar antenado e estudar mais essa forma de gerar retorno com o seu trabalho.
.

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook